terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Ensaio Sobre a Cegueira










Autor: José Saramago

Sinopse:



Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".



Minha Opinião:

Como o próprio autor diz, " que escrever esse livro foi uma tortura", isso deve ao fato do enredo da obra. Imagine você perdendo a visão do nada? como você iria reagir? Como as pessoas iriam reagir a você, dizendo que perdeu a visão e não sabe como?
Portanto ao meu ver o autor tenta mostrar a natureza humana, como ela se manisfesta com a hipossuficiência do próximo, enfim não vou falar muito, espero vocês leitores leiam o livro, para que depois acessem o Apartamento dos Livros para que possamos debater mais sobre o livro!

2 comentários:

  1. Eu amei esse livro. Já leu "Ensaio sobre a lucidez"?
    No começo é meio difícil de ler Saramago, pela forma como ele escreve, mas depois que se acostuma com o estilo dele, dá vontade de devorar todos os livros. Ele é incrível.
    Assisti o filme antes de ler o livro. Achei o filme muito bom também.
    bjs
    Rafaela (ohmylivros.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda Rafaela, vou procurar adquirir para mim ler!

    Muito obrigado pela dica!

    ResponderExcluir